Dicas de compra segura

A Webmotors oferece as melhores ofertas para você que está pensando em comprar um veículo. Para fazer um bom negócio, pesquise bastante e busque o máximo de dados sobre os anúncios que o interessaram. Consulte também as informações sobre o veículo desejado na Revista Webmotors. Nossas Avaliações e Guias de Compra podem ajudar você na decisão de compra.

Comprar de forma inteligente é um dos caminhos mais fáceis para alcançar o que se deseja com equilíbrio financeiro e satisfação. Na maioria das vezes é possível realizar um bom negócio, basta que você faça um planejamento eficiente para administrar suas despesas atuais e futuras.

Ter controle sobre o instinto consumista pode fazer a diferença no final do mês. Além de saber escolher entre gastos de consumo e investimento, adotar uma postura sensata na hora de comprar pode melhorar seu orçamento de forma significativa, permitindo que seus sonhos fiquem mais próximos.
Na hora de comprar um veículo, avalie as formas de pagamento e escolha a que melhor se encaixa no seu bolso:

  • À vista: se há possibilidade de pagar à vista, confira os preços dando ênfase aos descontos, condições de entrega e a efetiva vantagem econômica das promoções mencionadas.

    Se o dinheiro disponível ou a poupança não foram suficientes para fazer negócio à vista e a escolha recair sobre outras modalidades é importante que você tenha cuidado redobrado. Ao fazer comparações para escolher o plano que melhor couber no seu orçamento, utilize o mesmo prazo de duração e valor de entrada.
  • Leasing: também chamado de Arrendamento Mercantil, o Leasing é uma operação financeira em que o cliente (Arrendatário), pretendendo adquirir determinado bem, de sua escolha e para seu próprio uso, negocia o valor com o fornecedor do bem e contrata o Leasing com a Arrendadora (empresa de Leasing), solicitando a esta que compre o bem e o arrende conforme os termos e condições que constarão do contrato de arrendamento mercantil.

    Diferentemente do financiamento, o contrato de arrendamento mercantil não pode ser quitado antes do prazo estabelecido pela legislação conforme o tipo de bem arrendado.
    No caso de veículos, o prazo mínimo do Leasing estabelecido pela legislação atualmente em vigor, é de 24 meses.

    Ao final do prazo pactuado no contrato de arrendamento mercantil, e uma vez cumpridas todas as suas obrigações, o Arrendatário terá três opções: comprar o bem, renovar o contrato ou devolver o bem a Arrendadora. Para mais informações acesse o site do Banco Central.
  • Financiamento: quanto mais extenso o prazo, maior será o valor total final em comparação ao valor à vista. Sendo assim, sugerimos uma pesquisa de preços com foco nos juros estipulados e no valor à vista.

    As condições de pagamento, entrada, número, importância e data de vencimento das parcelas devem ficar estabelecidas no contrato, além dos encargos e multas por atraso.

    É importante não esquecer que, conforme contratado com a instituição financeira, nos valores das parcelas poderão estar incluídos o valor de tarifas e do IOF (imposto sobre operações financeiras), se estes não forem pagos na contratação. O Código de Defesa do Consumidor determina multa de mora máxima por atraso de 2% nas operações de outorga de crédito ou concessão de financiamento. Confira as opções do Santander Financiamento.
  • Compra programada: você paga mensalmente um percentual do valor do veículo até atingir um montante que permitirá que você faça a opção de faturamento do bem, ou quando atingir o total de 100%. Nesses termos a abertura de uma poupança é mais oportuna, pois a desistência acarreta multa sobre a quantia a ser devolvida, com o agravante de o produto sofrer grandes atrasos na entrega.
  • Consórcio: é uma ótima opção para quem pode esperar pela compra do veículo. Nessa modalidade não incidem juros. O crédito a receber e as prestações são calculados com base no valor do bem ou no índice contratado. As parcelas, identificadas em percentual, compreendem além do fundo comum (dinheiro destinado à compra do bem), a taxa de administração e, não obrigatoriamente, uma parcela de fundo de reserva que serve para prevenir ocasional falta de dinheiro no caixa. Existem consórcios que ainda incluem a taxa de seguro de vida. É importante que, antes da contratação, você verifique junto ao Banco Central se o grupo está autorizado a funcionar e a vender cotas. Confira as opções do Santander Consórcio.

    As cotas são representadas por números de identificação de cada integrante. Essas cotas permitem a participação do consorciado dentro do grupo para concorrer ao sorteio ou ofertar lances. Os sorteios ocorrem durante uma assembléia mensal de um determinado grupo de consorciados e, normalmente são realizados na presença de todos os participantes.

    Cada consórcio estabelece a sua própria política de funcionamento. Em alguns casos é possível ofertar seus lances on-line via web ou pessoalmente, na data marcada para assembléia. O primeiro número a ser retirado no dia do sorteio será o premiado. Mas, vale lembrar que os consorciados ainda não contemplados têm de estar "em dia" com as suas parcelas.
  • Dica importante: independente da opção de pagamento escolhida, o ideal é informar-se sobre todas as garantias e políticas dos vendedores em relação à devolução e restituição do pagamento do produto a ser adquirido.
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares